Carezia Consultoria Integração

Conexões seguras através da Internet

Se você precisa interligar matriz e filiais de sua empresa, ou departamentos localizados em prédios distantes, a solução mais barata e segura é a chamada Rede Virtual Privada (VPN, do inglês Virtual Private Network).

Rede virtual privada

A Internet é um canal público e aberto, mas com as ferramentas matemáticas certas você pode usá-lo para estabelecer uma comunicação segura entre unidades distantes. A Carezia Consultoria ajuda você a fazer isso usando padrões internacionais e software livre.

Protocolos

IPsec é um padrão internacional aberto, aprovado em 1998 pelo IETF. Foi projetado para proporcionar segurança às conexões na Internet com o emprego de algoritmos criptográficos de qualidade elevada. Dentre os benefícios de segurança do IPsec estão controle de acesso, integridade de dados, autenticação da origem e confidencialidade.

Os principais documentos técnicos que descrevem o IPsec estão listados abaixo:

Security Architecture for the Internet Protocol (RFC2401)
IP Authentication Header (RFC2402)
IP Encapsulating Security Payload (ESP) (RFC2406)
Internet Security Association and Key Management Protocol (ISAKMP) (RFC2408)
The Internet Key Exchange (IKE) (RFC2409)
IP Security - Document Roadmap (RFC2411)

Software

O padrão IPsec foi projetado para ser interoperável. Quer dizer que se o fabricante A seguir os documentos para colocar IPsec em seu equipamento X, e o fabricante B obedecer os documentos para adicionar IPsec a seu equipamento Y, ambos poderão se comunicar de modo seguro através da Internet.

Um fabricante de software também pode colocar IPsec em seu produto. Em engenharia, isso se chama implementação. Openswan é uma implementação do IPsec em software livre. Você pode usá-lo da maneira que quiser, em quantos computadores quiser, sem pagar nenhuma licença. É robusto, estável e de alta qualidade.

Requisitos

Para usar o IPsec em sua rede, você precisa apenas de um computador rodando Linux, OpenBSD ou FreeBSD. E de conexão à Internet, claro.

Entre em contato com a Carezia Consultoria para saber mais.

Powered by Etomite XHTML - CSS