Carezia Consultoria Internet: breve história

Internet: breve história

05/01/2004

Em 1º de janeiro de 2003 a Internet completou 20 anos. Considerada a maior obra humana, a rede mundial de computadores representa um papel essencial aos negócios no planeta, com mais de 180 milhões de máquinas, 35 milhões de servidores WWW e 619 milhões de usuários distribuídos em 243 países.

O que começou como um projeto militar baseado em padrões abertos, coordenado pelo governo dos Estados Unidos, expandiu-se para incluir universidades, organizações comerciais e usuários domésticos. O serviço de correio eletrônico é o mais utilizado, seguido de perto pelo acesso à imensa rede de publicação de informações que é a World Wide Web. Transferência de arquivos binários e a participação nos mais de 40 mil grupos de discussão são atividades de grande importância para a comunidade virtual do planeta.

Cerca de 3000 documentos públicos, sem patentes, de distribuição livre e irrestrita, definem os protocolos de comunicação entre os computadores e equipamentos conectados à Internet. A implementação fiel e universal desses protocolos é necessária para garantir a acessibilidade, a estabilidade e a robustez da rede mundial. As implementações mais fiéis são aquelas realizadas por organizações e indivíduos também comprometidos com a distribuição livre e irrestrita de seus produtos. O chamado Software Livre sempre constituiu a base operativa para os diversos serviços oferecidos pelos milhões de máquinas conectadas à Internet. Atualmente o Software Livre também tem (re)conquistado espaço nas mesas de trabalho de usuários corporativos e domésticos.

Preocupações com a privacidade de seus usuários, a integridade dos dados disponíveis e a autenticidade das informações publicadas na Internet se tornam cada vez maiores. Assim como ocorre na sociedade, criminosos e pessoas com intenções maliciosas também buscam manter suas atividades ilícitas na rede mundial de computadores. O uso de sistemas operacionais e aplicações mais seguros; a instalação de sistemas de monitoração e reação a invasões; e a liberdade de publicar informações detalhadas a respeito de vulnerabilidades são alguns dos principais ingredientes na evolução da segurança na Internet.

Powered by Etomite XHTML - CSS